quarta-feira, 25 de novembro de 2009

CUIDE-SE NESSE VERÃO

Férias, calor, praia, piscina, festas... A estação mais descontraída do ano, enfim, está chegando. E para aproveitá-la ao máximo é importante tomar alguns cuidados para que a exposição ao sol não tenha efeitos desagradáveis sobre a pele e os cabelos. Ressecamentos, manchas, fios quebradiços e outras conseqüências indesejáveis do verão são comuns, portanto, aqui vão algumas dicas para evitá-las.

Use protetor solar – Mesmo ficando sob o sol somente nos horários apropriados (até as 10h e depois das 16h), a aplicação do filtro solar é fundamental. Deve ser usado 30min antes de sair de casa e aplicado novamente a cada duas horas no rosto, pescoço, colo e mãos. Já para ir à praia, é preciso passá-lo no corpo todo. O protetor não só previne o câncer e as queimaduras, como também o envelhecimento da pele. Estudos apontam que 90% dos casos de envelhecimento são agravados pela exposição ao sol.

Cuide da pele depois do sol – sabonetes glicerinados e loções hidratantes em creme ou gel ajudam a minimizar os efeitos da radiação. Ingredientes como aloe vera e azuleno são calmantes, e a vitamina C combate o envelhecimento da pele.

Bronzeamento artificial – Quem acha que cabines de bronzeamento são menos prejudiciais que o sol está enganado. Mesmo com um intervalo de 48 horas entre uma sessão e outra, a radiação pode causar danos. Queimaduras, envelhecimento da pele e câncer são os principais deles, e é preciso, antes de começar, passar por avaliação médica. Para pessoas que tomam medicamento que aumentam a sensibilidade à luz, o bronzeamento artificial pode ser fatal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário